A Unimed Jundiaí Conquistas Top Of Mind AMU RSA
A Unimed Jundiaí
Conquistas
Top Of Mind
AMU
RSA
Livro de Visitas
Linha do Tempo
Vídeos
Depoimentos
Gislene Fioresi
Patrícia Ito
Alessandra Lima
Drª Eliana Spina
Fábio Frasson
Deborah Christina
Sandra Regina Lopes
Thays Valério
Gerente de Hospitalar

PatriciaFalar da Unimed é naturalmente falar sobre grande parte de minha experiência profissional e pessoal.

Conheci a Unimed por intermédio de uma beneficiária poucos meses depois de me desligar de uma operadora onde atuei por 4 anos no centro financeiro de São Paulo. Mudei para Campo Limpo Paulista e tinha interesse em trabalhar aqui na região. Ao saber da Unimed em Jundiaí, e que na ocasião já se falava como referência, enviei meu currículo e dias depois estava trabalhando.

 

O início foi muito diferente do que eu estava acostumada, desde a vestimenta dos colaboradores, que era informal até mesmo o comportamento amigável das pessoas e acesso hierárquico sem entraves burocráticos.

 

A Unimed tinha cerca de vinte funcionários e as atividades eram distribuídas entre as poucas áreas, inclusive com assessoria externa de RH, contabilidade, jurídico, comercial. Trabalhávamos numa casa na Rua Major Sucupira, nem parece, mas já se passaram 18 anos, apesar de que com passar do tempo a gente agrega a Unimed ao nosso sobrenome (Patrícia da Unimed), posso me lembrar nitidamente que ao término de minha entrevista de seleção o Sr Sidney, gerente administrativo financeiro, me acompanhou até a calçada e disse: Até amanhã!

 

Minha primeira atividade foi receber produção dos médicos e credenciados, entregar carteirinhas para as empresas, mas dias depois já auxiliava a Gislene em conferência de consultas e exames simples, que vale lembrar assinaturas nas planilhas comprovavam a realização do atendimento, três meses se passaram e fui para o setor de contas médicas efetivamente. Lá conferi produção de médicos, credenciados, inclusive internações, onde os participantes das cirurgias entregavam filipetas destacadas da guia principal e tínhamos que juntar todas, conforme a entrega de cada um, para checar e então faturar contra as empresas e intercâmbio. Parece brincadeira ... a guarda dos documentos cabia em caixas de sapato.

 

Atuei neste setor de 1993 até 1995 e com a saída do chefe de tesouraria e com minha experiência na área financeira na operadora anterior, assumi a área. Éramos uma funcionária e eu. Fazíamos contas a pagar, receber, cobrança .... A inflação galopante obrigava a emissão de boletos mensais, filas, tumultos. O impacto da saída da Vulcabrás.

 

A Unimed foi crescendo e a área comercial foi trazida para gestão interna, alugou-se uma outra casa em frente, ás áreas começaram e ficar apertadas e mudamos para um novo endereço, Rua Coronel Boaventura Mendes Pereira. A área financeira também cresceu, agora éramos duas funcionárias, um guardinha e eu, boletos mensais passaram a carnês, dias e dias de impressão e montagem manual, as outras áreas também se desenvolviam rapidamente. O RH, a contabilidade passaram a ser internos. O 0800 foi criado, como também o pós-vendas... o PA inaugurado, crescíamos!

 

O prédio também ficou pequeno e outra mudança foi projetada, aqui faço um parêntese, nesta ocasião tivemos mudança de gerência em meio à obra de reforma, e como eu estava mais próxima dos fornecedores pelos pagamentos, fui convidada para substituição interina o que me trouxe grande experiência. Engenheiro, arquiteto, fornecedores de móveis, TI, empresa de limpeza, transporte, procedimentos burocráticos junto a prefeitura, bombeiro, trânsito, além das rotinas de empréstimos e aplicações financeiras, que eram as atribuições da gerência. Em dezembro de 1998, casa nova, Av Francisco Pereira de Castro. Valeu a pena diversas jornadas de 12 horas, sábados e domingos.

 

A Unimed melhorou sua informatização e processos se integravam. Surge a ANS e a novidade trazia muitas dúvidas e algumas exigências burocráticas. Aproximava-se o ano 2000, o medo do BUG do milênio e nova plataforma de informática, todo o sistema operacional trocado. Dias e noites trabalhados para parametrizar todas as operações. O primeiro faturamento rodou às 3h00 para possibilitar o pagamento dos cooperados sem atraso. O novo sistema integrava as operações e as dificuldades integravam as áreas.

 

Novo PA, clínicas regionais, setor de compras de OPME, passo a passo a Unimed se desenvolvia. Em 2004, com uma reestruturação fui promovida para Coordenação Geral de Atendimento e Gestão Social, englobava as áreas de atendimento (sede, clinicas, PA, 0800, SAC), serviços credenciados e assistência social. Tudo novo! Deixava uma área exata e partia para relacionamento. Ensinei o que pude, mas aprendi muito. Seria injusto citar algumas pessoas. A Unimed criava alternativas para atender as exigências, setor de negociação, atuação conjunta do jurídico e auditoria nas autorizações. Voltei a estudar, me formei, agregando experiência ao conhecimento e vice-versa. A gerência de serviços foi o próximo passo em 2006.

 

Novas clínicas, outros serviços próprios, muitos beneficiários, mais exigências legais às operadoras, algumas extensiva aos prestadores de serviços, mercado competitivo e avanço da judicialização da saúde. A Unimed, além de se desenvolver foi se redesenhando para sobreviver diante de tantos novos desafios.

 

A verticalização da assistência assumida pela Unimed teve um período turbulento, porém reforçou a solidificação desta empresa e sua credibilidade. Maio de 2008 a Unimed efetivou a compra do então COT, o Hospital Unimed Unidade Anchieta minha próxima parada ... em fevereiro de 2009 iniciei a gerência hospitalar, na ocasião pós-graduando em gestão de empresas de saúde, tenho oportunidade de conhecer uma nova estrutura, me relacionar diretamente com profissionais assistenciais, exercitando até o vocabulário com suas particularidades. Dias após minha chegada inaugura-se a UTI e o perfil do atendimento muda, agregando procedimentos mais complexos.

 

Junto com a equipe informatizamos todo o hospital e temos desenvolvido várias ações para a otimização do uso das instalações e dos recursos, que já nos proporcionaram os selos Ouro em esterilização de materiais e Diamante em cirurgia segura, bem como o desenvolvimento de procedimentos padronizados nos preparando para a ampliação do hospital e em seguida a busca pela certificação em Acreditação Hospitalar.

 

Fazer parte da Unimed, seu crescimento constante e de sua história é sem dúvida um grande orgulho.

 
A Unimed Jundiaí | Conquistas | Top Of Mind | AMU | RSA
Site Map