A Unimed Jundiaí Conquistas Top Of Mind AMU RSA
A Unimed Jundiaí
Conquistas
Top Of Mind
AMU
RSA
Livro de Visitas
Linha do Tempo
Vídeos
Depoimentos
Gislene Fioresi
Patrícia Ito
Alessandra Lima
Drª Eliana Spina
Fábio Frasson
Deborah Christina
Sandra Regina Lopes
Thays Valério

Iniciativas de sucesso que ajudam a salvar vidas


A Associação da Mulher Unimed Jundiaí, fundada no ano 2000 é uma entidade formada por mulheres ligadas à cooperativa, ou seja, médicas cooperadas, esposas de médicos, colaboradoras e esposas de colaboradores da Unimed Jundiaí.

A Associação atua juntamente com a área de Responsabilidade Socioambiental, implantada em Março de 2003, tendo como objetivo fomentar ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de todo seu público interno, externo e comunidade na qual está inserida, por meio de trabalho voluntário, desenvolvendo projetos, eventos e ações que visam investir em sustentabilidade, saúde, preservação do meio ambiente e cultura para a comunidade.

 

 

Ø      Ateliê Terapêutico

 

Dentro de todos os projetos desenvolvidos por essas duas áreas, a menina dos olhos é o Ateliê Terapêutico.

Em dezembro de 2008, a AMU e RSA, em parceria com a Medicina Preventiva da Unimed Jundiaí, planejaram a inserção do profissional de Terapia Ocupacional para compor a equipe desta área, através do Projeto Ateliê Terapêutico, que se constituiu em uma ação voltada para promoção da qualidade de vida dos beneficiários, tratando o bem-estar como fator relevante para a promoção da saúde. 

            O projeto oferece a prevenção e promoção de Saúde Mental através de várias atividades em grupo, que incentivam a inserção social, ampliando a rede de relacionamentos dos beneficiários e auxiliando na construção de um cotidiano mais saudável, promovendo o resgate ou descoberta de novos interesses, potencialidades e habilidades cognitivas, imprescindíveis para a autonomia individual.

            Nas oficinas do Ateliê Terapêutico, as pacientes trazem ao grupo vivências de conflitos internos, familiares e conjugais, também compartilham medos e dificuldades provocadas pelo envelhecimento e adoecimento; tais questões são problematizadas e relativizadas pela terapeuta, que promove uma reflexão e dá suporte aos participantes.

            Projeto pioneiro, o Ateliê Terapêutico tem se mostrado uma ótima opção para os beneficiários, os proporcionando um tratamento de forma amena, agradável, e promovendo significativas mudanças na qualidade de vida dos mesmos.

 

Cases de Sucesso 

 

Elza Catalano, 65 anos, uma dona de casa ativa, artesã que sempre tinha gosto em fazer e vender os frutos de sua criatividade sentiu-se sem chão quando recebeu a notícia de que estava com câncer de mama. Diante da inesperada notícia, e sem saber como reagir a esse momento de sua vida, Elza não tinha mais vontade de viver “fiquei apática, foi realmente uma luta muito árdua”, conta. Após a cirurgia veio o mais doloroso tratamento: a radioterapia; toda essa situação, somada com as demais complicações que a idade acaba trazendo, tais como tendinite, bursite, obesidade acabou ocasionando na pessoa alegre e ativa uma depressão profunda. “Eu não tinha mais vontade de viver”. Dona Elza foi aconselhada a frequentar o grupo de Obesidade e Hipertensão da Medicina Preventiva da Unimed Jundiaí, e em uma das reuniões, foi convidada a participar também do Ateliê Terapêutico.

Desde então, junto com o tratamento medicamentoso, passou também a visitar as sessões de Terapia Ocupacional, e foi a partir daí que sua história começou novamente a mudar.

Acompanhada pela T.O., Dona Elza voltou timidamente a fazer seus artesanatos enquanto falava de seus medos e de suas angústias. 

Hoje, 03 meses após o tratamento no Ateliê Terapêutico, dona Elza está curada de sua depressão, já montou novamente seu ateliê em sua casa, onde agora confecciona, inclusive com novas técnicas aprendidas no ateliê, seus próprios itens para venda.

“Participar dos Grupos da Medicina Preventiva foi uma experiência magnífica. Aprendi coisas úteis para toda a minha vida, entretanto, foi participar do Ateliê Terapêutico que me deu forças e me fez voltar a viver!”, conta Elza.

 
A Unimed Jundiaí | Conquistas | Top Of Mind | AMU | RSA
Site Map